- História
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Órgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
O Centro Social de Remelhe constituiu-se como associação em Novembro de 2005. A associação está situada na Rua da Calçada, 113, 4755-455, na freguesia de Remelhe, concelho de Barcelos e sendo uma associação social sem fins lucrativos, apresenta como objeto social o apoio ao centro de dia, creche e estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI).
Da necessidade de responder às exigências sociais, nasce a associação com o intuito de disponibilizar à comunidade várias respostas sociais com vista a colmatar as suas lacunas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Em Dezembro de 2006 o Centro Social de Remelhe iniciou a sua atividade como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
O projeto do Centro Social de Remelhe tem como áreas de ação as freguesias de: Carvalhas, Alvelos, Pereira, Góios, Pedra-Furada, Rio Côvo Santa Eulália e Midões. Nesta perspetiva, o Centro Social de Remelhe prevê colmatar as necessidades sociais da zona Cávado Sul através da criação de três respostas sociais acima referidas.
A resposta social de Creche dirige-se a 15 crianças em idade pré-escolar, durante o período correspondente ao horário de trabalho dos pais, proporcionando um ambiente que promova o seu desenvolvimento e colaborando com as famílias na partilha de cuidados e responsabilidades no processo evolutivo da criança.
No que respeita ao Centro de Dia e ERPI, estes visam apoiar 10 e 30 idosos respetivamente, prestando um conjunto de serviços multidisciplinares que proporcione ao idoso a satisfação das necessidades básicas da vida diária e contribuindo para o seu bem-estar bio-psico-social.
No sentido de uma melhor intervenção social junto da comunidade, o Centro Social de Remelhe estabeleceu parceria de colaboração junto das juntas de freguesia, escolas primárias, jardins-de-infância e outros projetos sociais.
Paralelamente ao projeto de equipamento social, a instituição desenvolve diversas iniciativas de cariz cultural, recreativo e desportivo que permitem complementar o serviço prestado pelas quatro respostas sociais e desempenhando um papel fundamental no quotidiano da comunidade em que se insere.
Denominação e natureza jurídica
A Associação adota a designação de “ Centro Social de Remelhe “, adiante designada por Associação. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sob a forma de associação, sem fins lucrativos, regida pelas disposições da lei aplicáveis e, em especial, pelos presentes estatutos.
Sede e âmbito de ação
A Associação tem a sua sede na Rua da Calçada, 113, freguesia de Remelhe, concelho de Barcelos, distrito de Braga, sendo que o seu âmbito de ação abrange a freguesia de Remelhe, bem como as freguesias circunvizinhas, do concelho de Barcelos, distrito de Braga.
Objetivos
1. A Associação tem como objetivos principais:
- Promover o envelhecimento ativo dos utentes do Lar e Centro de Dia;
- Apoiar os utentes seniores e suas famílias, com os cuidados inerentes à sua condição física e psicológica;
- Contribuir para o crescimento saudável e feliz das crianças que frequentam a Creche, primando pela qualidade dos serviços.
2. A Associação tem como objetivos secundários:
- Apoiar a população das freguesias de Remelhe e vizinhas, nos seus domicílios;
- Criar condições para a implementação de um infantário e de um ATL de apoio às famílias trabalhadoras.
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – Raul Júlio Trigueiros Lemos Rocha
1ª Secretária – Marlene Matos Martins
2ª Secretário – Manuel Eduardo Pinheiro Remelhe
Direção/ Conselho de Administração
Presidente – Paulo César da Silva Batista
Vice-Presidente – Rui Manuel Araújo dos santos Craveiro
Tesoureiro – Manuel Augusto Miranda Senra
Secratária – Maria Cândida Torres Esteves Coutinho
Vogal – Ana Maria Faria Limpo Trigueiros
Suplentes
1ª Suplente – Vera Dulce Simões Matos
2ª Suplente – Jorge Manuel Ferreira da Silva
3ª Suplente – Fernando Loureiro Rodrigues
4ª Suplente – Serafim Gonçalves Torres
5ª Suplente – Manuel Joaquim Fonseca Monteiro
Conselho Fiscal
Presidente – Rui Manuel Silva Baptista
Vogal – Álvaro Edgar Matos Martins
Vogal – Francisco Jorge Araújo Oliveira
Suplentes
1ª Suplente – José Esteves Araújo
2ª Suplente – Armando Silva Araújo
3ª Suplente – Manuel Araújo Oliveira
|